Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Acompanhamento em financiamento para aquisição de imóveis

Café com Direito

Publicado por Luiza Paiva
há 4 anos

Ouso dizer que 90% dos meus clientes já aderiram a contrato de financiamento imobiliário sem compreender muito do tipo da transação que anuiu.

São muitas as cobranças, taxas, multas, juros, índices e especificidades em contratos que passam de 100 (cem) páginas. Afinal, porque se dar ao trabalho de verificar tanto documento?

Em imóveis adquiridos ainda na planta, é imprescindível verificar todas as especificidades do empreendimento a ser construído, a idoneidade da incorporadora, construtora, agente financeiro veiculado e todas as partes que ali figurarem. São muitos os empreendimentos que não conseguem ser finalizados e são entregues de forma irregular, tanto quanto a sua execução (obra), quanto a sua documentação (imóveis sem habite-se, sem individualização de matrícula, sem instituição de condomínio edilício...).

Em imóveis prontos é importante verificar toda a especificidade do contrato, a evolução das parcelas, do débito, as taxas de juros menores (inclusive, estamos enfrentando o melhor cenário deste item), as carências e todos os planos de incentivo que lhe couber, para, principalmente, conhecer do que está pagando.

Aqui vem o que, para mim, é o melhor tipo de financiamento do mercado: o financiamento de terreno e construção.

O financiamento de terreno e construção, oferecido pela CEF, como o próprio nome diz, financia o terreno e a construção. Nesta modalidade, que tem taxas similares ao financiamento de imóvel na planta, pode se escolher o local, o terreno, o projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico e demais. Então, de logo já se tem uma relevante diferença de moeda, já que o valor de um imóvel a ser construído costuma ser 50% mais barato do que o valor de um imóvel pronto.

Para tanto, é importante compreender, além dos quesitos de todo financiamento, todas as especificidades da construção, dos projetos, do prazo da obra, das taxas a serem pagas e do procedimento em si, que é um tanto quanto mais burocrático do que o financiamento habitacional comum, do contrato a ser firmado com a construtora responsável, inclusive caso o seu interesse seja em realizar a venda do imóvel financiado.

Sem dúvidas o financiamento propõe uma maior facilidade na vida de quem deseja adquirir um imóvel. Mas, para que não venha a ser uma dor de cabeça, consulte sempre um especialista.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário e Gestão Estratégica
  • Publicações46
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações49
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acompanhamento-em-financiamento-para-aquisicao-de-imoveis/1108354639

Informações relacionadas

Karine Mendes de Menezes, Advogado
Artigoshá 2 anos

Quais os direitos do consumidor ao comprar um imóvel na planta?

Jamile Farret Navarro, Advogado
Artigoshá 3 anos

Imóvel na Planta: Quando é devido o pagamento da taxa condominial?

Giselle Molon, Advogado
Artigoshá 3 anos

Imóvel na planta: Saiba como ficam as cobranças de Impostos

Vinícius Gomes Barros, Advogado
Artigoshá 2 anos

Entenda agora as etapas da venda com financiamento imobiliário

Paulo El Kadri, Advogado
Artigoshá 11 meses

Compra de imóveis na planta: tudo o que você precisa saber

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)