Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Quero vender um imóvel meu mas que a minha irmã receba o dinheiro. Posso fazer isso?

Café com Direito.

Publicado por Luiza Paiva
há 3 anos

Situação bastante típica quando das transações imobiliárias é esta em que o vendedor deseja que o dinheiro pago pela compra de imóvel de sua propriedade seja diretamente pago pelo comprador a outrem. Seja um familiar, seja uma empresa, seja um terceiro.

O contrato de promessa de compra e venda pode sim prever este tipo de situação. Afinal, de forma bastante resumida, trata-se de um instrumento particular versando sobre a vontade das partes.

No entanto, quando da lavratura da escritura pública de compra e venda serão solicitados os comprovantes de pagamento da transação e, ainda que a escritura seja lavrada desta forma, com o pagamento realizado à terceiro, quando do efetivo registro da compra e venda no Registro de Imóveis deverá ser exigido a quem recebe a quantia o pagamento de imposto de doação sobre o valor “cedido” a outrem.

Considerando que a alíquota do ITD varia de 2% a 8%, dependendo do estado, e aqui na Bahia está em 3,5%, deve o vendedor analisar se de fato é esta a sua intenção.

Muitos desejam apenas não incorrer em impostos, não comunicar o bem seja ao cônjuge, seja em partilhas ou outras situações que acreditam conseguir burlar com uma compra e venda. Já ouvi sugestões diversas, como mútuo e outras possibilidades. No entanto, dada a ética e, ainda, as disposições do CNJ a respeito do assunto, sugiro que as partes transacionem da forma correta. Com segurança e eficácia, batendo sempre na tecla da necessidade de acompanhamento de compra e venda por especialista.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário e Gestão Estratégica
  • Publicações46
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quero-vender-um-imovel-meu-mas-que-a-minha-irma-receba-o-dinheiro-posso-fazer-isso/1150199802

Informações relacionadas

Ana Luisa Bueno Domingues, Advogado
Artigoshá 3 anos

Riscos ao declarar na escritura valor inferior ao valor real da compra e venda

Qual o valor devo declarar na escritura pública de Compra e Venda de imóveis?

Custódio & Goes Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

Como vender um imóvel quando um dos coproprietários não quer a venda?

Caroline de Andrade, Advogado
Artigoshá 3 anos

04 motivos para você declarar o valor real da compra e venda na escritura pública

Robson Souto, Advogado
Artigoshá 8 anos

O instituto da revelia no processo penal

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente artigo. continuar lendo